...

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Notas de Roda-pé



Poesia
Em Vila do Conde seis poetas bateram um recorde mundial: leram poesia durante 54 horas e 19 minutos. O responsável pela organização era barbeiro e eu vi-o na televisão a cortar o cabelo a um poeta que lia poesia em voz alta.
Dizem que Portugal é país de poetas, embora não seja muito dado a recordes. Por isso segui com interesse o desenrolar da tentativa de recorde. Somos também um país de extremos: por uma causa propomo-nos e batemos um recorde. E batido o recorde – quando o conseguimos, claro! – olvidamos a causa, voltamos ao rame-rame quotidiano e jamais nos passa pela ideia que além, e além de além, existe sempre um outro recorde a abater, a ultrapassar, por que isto de recordes e fronteiras devem colocar-se sempre ao nível do utópico. Enfim, somos assim. Porém, como é curioso verificar que a poesia possa entrar pelas nossas cidades e chegar às nossas vidas para nos deixar mais bonitos, mais abertos ao utópico e também mais humanos! O poeta-barbeiro que o diga!


Santos
Há dias o Delfim perguntou-me como se faz um santo. Andei a investigar e a resposta foi por mail. Mas cometi um erro. Esqueci-me de dizer-lhe – embora fosse implícito – que não se faz um santo se ele antes não for santo. Quero dizer, a Igreja não canoniza alguém que em vida não tenha vivido reconhecidamente como tal.
Lembrei-me da história quando há poucos dias celebrávamos o Centenário da Profissão Religiosa de Frei David da Virgem do Carmo, Mártir Carmelita Português. Depois da celebração ficou no ar a mais que possibilidade de fazermos um santo. Em vida parece tê-lo sido. Alguém perguntava: a Igreja Portuguesa ver-se-á enriquecida com a proclamação e o reconhecimento da santidade do Frei David da Virgem do Carmo? Concerteza que sim. Sê-lo-á se quem de direito assumir com a urgência e inteligência devidas as suas responsabilidades, porque o povo simples e humilde de Semide, os romeiros do Senhor da Serra e a o Carmo sabem que o seu sangue não foi derramado em vão e por isso já lhe chamam Santo Frei David da Virgem do Carmo!

Jornal
De Miranda do Corvo telefonaram-me para falar do Mártir. Miranda do Corvo é o concelho natal de Frei David. E sabe, nós já noticiamos as celebrações em torno ao frei David (60 anos do seu martírio)! Eu tinha uma vaga ideia. Mandaram-me o Mirante e leio que o Presidente das celebrações declarou à Rádio Renascença «que a canonização é um processo longo e moroso e que se torna necessário encontrar gente determinada e decidida que lute por uma causa até ao fim». Afinal cometi dois erros, e aqui vão as minhas desculpas ao Delfim. Não basta que o santo o tenha sido, é necessário que alguém lute pela causa e mantenha a chama acesa até ao fim.

Pés
Um santo não se faz, deixa-se fazer. Antes de lhe pormos velas aos pés há-de ele por pés ao caminho e subir a encosta da santidade, da renúncia do dia a dia; há-de abrir-se à Palavra, manter-se fiel ao Evangelho, deixar-se guiar pela voz do Espírito Santo. Parece fácil, demasiado passivo até. Pode parecer, mas não o é concerteza. Exige muita abnegação, dedicação constante, uma fidelidade atenta, um cuidado extremo.
No Verão cruzei-me com um dos maiores génios que conheço. Sempre que vejo o homem me questiono como pode caber tanta sabedoria num corpo tão pequenino. Por isso, ao saudá-lo atirei a matar: «Ó Salvador, estás cada vez mais pequeno!»; «Sim filho, respondeu-me, mas Cristo está cada vez maior em mim!». É isto um santo, mais importante que as (im)perfeições é a presença de Cristo na vida dele; mais importante que a pequenez humana é a nele sempre crescente grandeza divina. Assim são os santos e os a caminho de sê-lo.

1’ de sabedoria
Certo pregador costumava dizer: «Nós temos de pôr Deus em nossas vidas!»
No fim da pregação o Mestre foi ter com ele, e em resposta disse-lhe: «Deus já está em nossas vidas. O nosso trabalho é só reconhecê-lo.»

[1 de Novembro de 2002]

Sem comentários: