...

terça-feira, 14 de maio de 2013

Notas de Roda-pé



Vallerini
Estava Itália posta em sossego e rebentou uma bomba nos jornais. Há coisas que não lembram ao Diabo. E desta também ele se não lembrou, claro. Um jovem italiano de 19 anos foi para o Noviciado, queria ser frade! Até aqui nada que mereça ser notícia ou ser comentado... Se dissermos que se chamava Victor Claudio Vallerini também não vemos porque se haveria de noticiar, pois o nome é como muitíssimos outros: de tão comum e banal não diz nada a ninguém. Mas o certo é que o anúncio de que o jovem Victor Claudio ia para o convento escandalizou meia Itália e alguns jornais até o insultaram. Chamaram-lhe louco a ele e a Deus! Mas que terá feito o jovem para merecer tratamento tão cruel? Simplesmente decidiu abandonar a vida que levava e trocá-la por outra. Uma tarde (isto só poderia passar-se de tarde) aproximou-se do seu treinador e disse-lhe: «vou deixar o futebol (jogava na Lázio de Roma) e vou para o convento porque quero ser frade».
Eu nem assim compreendo o escândalo!
Não consigo compreender porque há-de ser notícia (e notícia escandalosa!) a ida de um futebolista para o seminário e não ser notícia a interrupção duma carreira em arquitectura, engenharia ou jornalismo para se consagrar a Deus! Deve dizer-se que a história de Vallerini até é bastante comum. E também é certo que há no mundo juvenil muita bondade e generosidade, muita radicalidade e entrega, e muitos (cada vez a maior maioria) optam pelo serviço a Deus e aos irmãos por gosto, pela positiva, em liberdade, por encantamento por Jesus...
É triste que a sociedade italiana se tenha escandalizado com o chamamento de Deus a Vallerini. Tanto mais triste quanto o jovem continuará a jogar o jogo da vida feliz no convento! E é um jogo que não é para si, mas para os outros...

Oração
Senhor, eu quero ser como a bola de futebol, disponível para todos e para cada um, que alegra e diverte todos os que a usam, sobretudo as crianças.
Eu não quero causar nenhum mal a ninguém.
Gostava de jogar não só porque me dá gozo, mas também para fazer felizes os outros. Gostava de jogar não só no campo mas na vida toda com espírito de equipa. Gostava de entrar em campo cheio do teu bom espírito, de jogar para ganhar mas sem fazer rasteiras a ninguém, de aceitar perder com dignidade e de ganhar com humildade. Gostava de ser um jogador feliz.
Ajuda-me a dar o melhor que tenho, o melhor que sou. Ajuda-me a jogar a vida como Tu, pelos outros. Ajuda-me a encontrar a melhor estratégia para pôr todos os outros a jogar também.
Sê o meu modelo no jogo da vida. Faz comigo o que quiseres. Estou disponível para jogar na Tua selecção. Se Tu quiseres. Faz de mim um instrumento de felicidade.

Chesin
Chesin é coreana, sul-coreana. Encontrei-a recentemente em Segóvia, cidade castelhana, junto à fonte de S. João da Cruz. Nasceu há vinte e oito anos no seio duma família ecuménica. Aos oito anos o pai, católico, deu-lhe a escolher a religião que queria seguir (costumes bem diferentes dos nossos, claro...). Não escolheu nenhuma das tradicionais nem dominantes da Coreia (Budismo, Xintoismo, Hinduismo). Escolheu ser cristã. Poderia ter sido protestante, mas preferiu ser baptizada católica. (O nome católico — Silvia — foi escolhido pela mãe por evocar um bosque típico coreano onde existem umas árvores que crescem muito, crescem muito para Deus). Mas o pai precisava duma justificação. Católica, porquê?, perguntou. Por causa do sorriso de Nossa Senhora, respondeu. É uma resposta válida, disse o pai. E ele mesmo lhe ensinou a catequese e a apresentou ao sacerdote para que a baptizasse.
Durante muitos anos andou perdida. Tão perdida que se aborrecia de andar perdida! Um dia encontrou de novo aquele antigo sorriso que a cativara. Não hesitou: fez-se peregrina do sorriso. Estava em Segóvia, sentada à sombra dos ciprestes do convento, junto ao túmulo de S. João da Cruz onde aportara recentemente.
Lá diz o fado: tudo isto existe, tudo isto faz sorrir, tudo isto é fácil! Ou parece.

Coração
Do coração jovem ao coração indígena, assim titula uma revista espanhola a recente viagem papal que passou pelas jornadas mundiais da juventude, em Toronto, e depois pelo México e Guatmala. Entretanto, já se deslocou à sua amada Polónia natal para ouvir os seus concidadãos dizer-lhe: «fica aqui, fica connosco»! Definitivamente este velho papa tem um coração novo!
Um jovem dizia-me recentemente: «olhe como o Papa gosta de nós. Repare como ele andava velho em Roma, e ganhou vitalidade quando nos viu!» (E em Toronto ao descer do avião o Papa surpreendentemente prescindiu da elegante escada rolante que lhe apresentaram e desceu a pé a escada normal!...). É verdade. O Papa está no coração dos jovens e ali faz estragos porque amor com amor se paga!
No México canonizou o primeiro indígena americano, S. João Diego Cuauhtlatoatzin («a águia que fala»), e disse: «a nobre tarefa de construir um México melhor, mais justo e solidário implica a colaboração de todos. É necessário apoiar os indígenas nas suas legítimas aspirações. O México precisas dos seus indígenas e os indígenas precisam do México».
Em Toronto, antes de se despedir dos jovens disse-lhes: «Se amais a Jesus, amai a Igreja. Não vos desalenteis por causa dos erros e carências de alguns dos seus filhos». O Papa gosta dos jovens. Os jovens gostam do Papa, deste Papa com coração que diz as verdades mesmo que duras como pedras. «Sou um velho Papa carregado de anos mas com um coração novo», disse-lhes também. Ainda bem que é um Papa de coração que nos fala essas palavras que nos custam ouvir. Ainda bem que as diz com o coração. Não por que fiquem menos duras, mas mais imperativas.


Foto
O JN e Público de hoje (19.VIII.2002) trazem na capa a mesma fotografia. Num fundo avermelhado aparece, de perfil, o rosto do papa. Vê-se o rosto e a mitra apenas, tudo o mais à frente, atrás e acima é pano de fundo. Olhei-a num jornal e chamou-me a atenção, vi-a no outro e não resisti. Que quererá dizer uma fotografia assim? Sim, que quererá dizer?
Talvez nos diga que o Papa se vai. Vai desaparecendo da fotografia, vai saindo da história (mas não do nosso coração), desta história de fins do século XX e inícios do XXI que ele ajudou a tornar mais humana e mais de acordo com as exigências do progresso humano.
O Papa João Paulo II vai saindo da história, mas deixa-a fecunda e incendiada de amor, como nos pediu no final do Jubileu dos jovens, em Agosto de 2000. O Papa vai saindo da história mas deixa os jovens como pano de fundo donde ressalta a sua imagem. Ali brilha o Papa, mas, incendiados por ele, sobra um imenso pano de fundo de fogo. São jovens incendiados pela eficácia da sua palavra e pela corajosa tenacidade com que enfrenta a vida.
Dentro em breve far-se-ão muitas tentativas de síntese do seu pontificado. Eu arrisco uma: olhando o rosto do velho Papa vemos inevitavelmente os jovens como pano de fundo. (Incendiados por ele) eles são já o sal da terra, a luz do mundo e  as sentinelas do amanhã.
Há fotografias assim, têm tanto de profético como de síntese duma vida.

1’ de sabedoria
Quando o mestre ficou velho e doente, os discípulos pediram-lhe que não morresse. O mestre respondeu:
    Se eu não morrer, como conseguireis ver?
    Mas, há ainda alguma coisa que não vemos enquanto você ainda está no meio de nós?, perguntaram os discípulos.
A esta pergunta o mestre não respondeu. Por fim chegou a hora da sua morte e eles insistiram na pergunta:
    Mestre, que veremos depois de você morrer?
Com um sorriso nos olhos ele respondeu:
— Enquanto estava vivo tudo o que fiz foi ficar sentado junto à fonte, passando para vocês a água que dela nascia... Agora, depois da minha morte, espero que, finalmente, vós consigais ver a fonte!

[26 de Agosto de 2002]

Sem comentários: