...

terça-feira, 26 de março de 2013

Notas de Roda-pé


O mundo aqui tão perto
Pegou a moda dos Emails. Num mundo a consumir excesso de informação eis uma nova fórmula que cria adição, mas que nos faz sentir próximos, unidos e em comunhão com os membros que se encontram no extremo da Aldeia Global e nos afasta da nossa mesma aldeia e dos vizinhos com quem vivemos paredes meias.
Nos últimos tempos recebi carradas de mensagens pela Net. De anedotas a histórias vem de tudo. Prefiro aquelas que, porque apelam à caridade e à solidariedade, me fazem sentir vizinho de gente a muitos milhares de quilómetros e me faz viver problemas de pessoas que eu nem sei que existiam. Não sabia, mas agora sei. E são meus vizinhos que fazem parte da minha história. Vejamos.

Membro honorário

Um chefe índio da Amazónia pede a minha solidariedade em forma de denúncia contra os estranhos que lhe invadem o território. Trazem progresso, dizem, mas só destroem. Depois que chegaram os homens do progresso a tribo nunca deixou de regredir em saúde, qualidade de vida, respeito pelas tradições antigas, paz, serenidade. Pedia que eu denunciasse e reenviasse o mail para as Nações Unidas e foi o que fiz. Devo ser membro honorário duma tribo amazónica de que já não lembro o nome!

Desaparecimento
Em Portalegre desapareceu um garoto dum colégio. Os pais recorrem a todos os meios para o localizar. Não têm Internet mas conhecem um amigo que tem. O amigo cumpre o seu dever de solidariedade e lá me chega mais um mail. Junto vem um anexo com a fotografia do garoto. Nem era preciso. Mantenho-me atento, mas nunca mais dou ou recebo notícias. Que terá sucedido a este habitante da Aldeia? Não sei, mas ainda continua na minha teia de preocupações. E desde esse dia há mais uma ausência em mim. E lá foi mais uma carrada de mails.

Dar sangue
Num hospital há um amigo à espera duma operação. Claro que não o conheço, mas a mensagem apresenta-o assim e eu estou disposto a ser amigo de todos os que estão em privação e necessidade. O seu sangue é do tipo B-, um tipo raro, como se sabe. Não é o meu e não posso fazer muito, mas a operação é mesmo urgente senão eu não teria recebido um mail. Em poucos minutos faço operação de reenvio, e logo à noite muitos dos meus amigos vão receber a mesma mensagem. É assim a solidariedade...

Burlas
Alguém em nome de uma operadora de telemóveis anda a cometer fraudes. Não percebo muito bem, não sei bem quem ganha. Mas todos — quase todos — os meus amigos usam o telemóvel. Aqui é para bem dos que conheço e nem hesito, aí vai mensagem para todo o pessoal. No fim aquilo soou-me a publicidade implícita, mas, sem pensar, colaborei.

Vírus
Os computadores são ferramentas sensíveis. Não há nenhum que o não seja. E os que estão ligados à Rede são-no ainda mais. O mínimo percalço provoca danos terríveis. Às vezes perde-se o trabalho de muitas horas... Quase todos os dias recebo notícias de novos vírus e da forma — simpática, sugestiva, insinuadora — como se apresentam para nos lixar. Agradeço aos que pensam no meu bem, e já que devo fazer bem sem olhar a quem, aí vão, indiscriminadamente, novas mensagens a avisar do mesmo.

Estórias
Também há estórias bonitas, mensagens encorajadoras. Há muitas fontes de esperança e de confiança. Se és pai, tens estórias de pais; se és joven, encontras estórias de jovens; se és professor, tens estórias edificantes para professores. Ainda não encontrei estórias para padres — ou se calhar são todas... Mas, talvez não tarde. Porém, até as que são para os outros eu leio. Desta forma fico a saber como está o mundo, como palpita o seu coração, quais são as suas preocupações e centros de interesse. E, claro, no fim lá re-envio as histórias segundo os destinatários e os interesses.

Inquérito
Também me chegou um inquérito. Há nele perguntas interessantes, outras nem por isso. O objectivo é ficar a conhecer melhor as pessoas que já conheço bem. E vice-versa. Li com curiosidade. Mas não respondi, embora seja obrigatório. Nestes inquéritos pode disfarçar-se muito ou maquilhar-se a preceito. Eu prefiro conhecer as pessoas no confronto do dia a dia. Mas não deixa de ser interessante mais esta utilização da Rede.

Só Deus basta
A Verónica vi-a ainda no fim de semana passado. Como gosta de nós e sabe que precisamos dela e da coragem dela, à noite, envia-nos mensagem a todos. Aqui vai: Boa noite, MUNDO!!! Bem, é só para dizer um grande OLA, que estou viva e que me lembro muito dos amigos com quem caminho apesar das distâncias, de todos... Muitas beijocas a até qualquer dia (quando menos se esperar...). Só quem tem paz em seu coração pode semear a paz! Teresa convida: "Mira que te Mira" E com o olhar a tranquilizar o que vivemos! Pois "Solo Dios Basta"... É importante que haja apoio mútuo dos amigos... de Deus!
Obrigado, Verónica.

Zacarias Kamuenho
Esta não chegou por mail. Vem na imprensa. Zacarias Kamuenho recebeu o prémio Sakarov de Direitos Humanos atribuído pelo Parlamento Europeu. Pelo dr. Mário Soares fiquei a saber que era o mais importante prémio europeu. O eurodeputado Ribeiro e Castro comenta dizendo que “é a primeira vez que o mundo reconhece um interlocutor que não tem o dedo no gatilho”.
Zacarias Kamuenho é angolano e é o bispo de Lubango. A sua palavra é de paz. A sua vida de fé. Talvez, talvez, quem sabe! Talvez já não veja a paz em Angola. Mas nós e Angola e o Mundo — e como precisamos disso nestes tempos! — ficamos a saber que no meio da guerra sem quartel há homens que parecem meninos. Nas mãos trazem flores, na boca sorrisos.

[19 de Outubro de 2001]

Sem comentários: