...

sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Alma Nostra

A Alma Nostra do Dr. Carlos Magno e o Professor Carlos Amaral Dias passou para a noite. É na Antena 1, às Terças, creio que por volta das onze. Gosto de os ouvir, o que não quer dizer que os goste de ouvir sempre. São uma boa alternativa à televisão: Falam enquanto os outros vêem televisão. (É o slogan do programa, que não se cansam de repetir.)
Ontem, entre outras coisas falaram do Professor Ratzinger. (Acordaram que ou lhe chamavam pastor alemão ou Professor Ratzinger, o que não passa duma imberbe provocação de mau gosto.)
Falaram do Papa para falar do pretenso puxão de orelhas aos Bispos portugueses. Acabaram situando a questão no comparativo com os Bispos espanhóis galardoados com as recentes beatificações dos mártires da Guerra Civil de 1936-39. É coisa sem comparação, claro. Mas não para os doutos faladores.
Sobre este assunto disseram uma série de imprecisões e até disparates. Na verdade, quer a visita Ad Limina dos bispos portugueses quer a recente cerimónia de beatificação estavam previstas há muito tempo. E a visita dos Bispos portugueses até se realizou com um atraso de 2 anos, mercê da morte de João Paulo II... Depois, a visita faz parte da vida ordinária da Igreja, e o processo de beatificação trilhara já um longo caminho. A coincidência temporal foi só isso, coincidência.
Compará-las foi um acto falhado e um erro estratégico. As palavras do Papa são mais que paternalismo ou ralhete de pastor. São o exercício do humilde serviço da caridade do último servo dos servos de Cristo. Vai muito além do puro gesto de humana de gestão.

Sem comentários: